quinta-feira, 19 de março de 2009

Valor da vida

Ao repassar as notícias deste nosso mundo cada vez mais desigual, parei numa notícia publicado hoje no jornal “El Mundo”.

Marta del Castillo, jovem de 17 anos, sucumbiu às mãos de dois menores, um deles com 15 anos, depois de ter sido brutalmente agredida, violada e estrangulada com um cabo de aço. Não consigo entender os motivos de tal atitude, bem como não entendo o valor da vida para estes dois animais. A nossa sociedade está carente de valores, o que deve obrigar a uma reflexão profunda. Não falo dos valores que ocumpam os nossos meios de comunicação social, não falos dos valores da bolsa, ou dos valores que desapareceram do BPN, falo de valores muito mais importantes. Hoje tudo se faz a troco de nada, apelamos à liberdade e esquecemos de falar na responsabilidade. Educação meus senhores, educação, tudo começa por aí. Torna-se cada vez mais urgente e DE UMA VEZ POR TODAS medidas para uma educação de qualidade e politicas de apoio à família. As pessoas são a base da sociedade, o maior tesouro de um país, logo o investimento mais rentável. Se nada for feito, casos destes vão aumentar e vamos ver mais o sangue a correr na rua em vez de correr nas veias.

É esse mesmo sangue que deixou de correr nas veias de Natasha Richardson, filha da actriz e activista de direitos humanos Vanessa Redgrave e mulher do actor Liam Neeson, caiu numa pista em Montreal, durante uma aula de esqui.
Dois casos completamente diferentes, com um fim comum…a desconhecida Marta e a conhecida Natasha deixaram este nosso mundo. Ficamos mais pobres, a Marta porque deixou uma vida inteira por viver e muitos sonhos por realizar, a Natasha porque deixou muitos filmes por representar. Duas despedidas antes do tempo…

Como nosso mundo continua a girar, como este é o nosso tempo, neste dia, uma saudação especial para todos os que são pais. Para o meu, um beijo de profunda admiração e respeito, porque me soube transmitir todos os valores que considero importantes. Amo-te Pai.

terça-feira, 17 de março de 2009

Regresso....

Já lá vai mais de um ano que interrompi estas minhas inclusões pela blobosfera. O “bichinho” ficoucá e cá estou eu novamente. Não estando por cá, nunca deixei de acompanhar alguns amigos que por cá continuam e fico contente por os voltar a reencontrar aqui.
Ao escrever estas palavras, dei-me conta das mudanças que surgiram na minha vida nesta ausencia. Muita coisa mudou, sendo que neste momento, mais importante do que olhar para o passado é viver bem o presente para assim projectar o futuro. A vida é mesmo assim, saber viver com a mudança sem nunca perder a noção do importante e do acessório.
Sejam bem-vindos, estarei por aqui e por aí!